º Diretoria
de Tecnologia da Informação
A
Diretoria de Tecnologia da Informação-DTI vem atuando em consonância com o
planejamento institucional que, por sua vez, está alinhado à ESTRATÉGIA NACIONAL DE TI definida pelo
Conselho Nacional de Justiça o CNJ.
A
figura abaixo representa os objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico
de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário de Santa Catarina:
DESENVOLVIMENTO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS - DTI
1
- Dessa forma, alinhada aos objetivos estratégicos de promover a melhoria contínua nos sistemas e serviços, a DTI
ancorada em sua Assessoria, Divisões e Seções, desenvolveu as seguintes
atividades:
SISTEMAS
ADMINISTRATIVOS
Sistema
de Depósitos Judiciais (Sidejud)
- alterações para o atendimento da MP 567/12 (novas regras de
cálculo da poupança);
- desenvolvimento e implantação do projeto de Alvarás
Digitais;
- desenvolvimento do Módulo de Controle de Custas;
- desenvolvimento do Saque Total Proporcional;
- processo de abertura de subcontas e emissão de boleto
na WEB (em desenvolvimento);
- retenção previdenciária (em desenvolvimento).
Sistema
Gerenciador de Diárias e Auxílio Combustível (SGDAC)
- apresentações do projeto a DGA, Coordenadoria de Magistrados
e Presidência;
- análise, implementação e implantação em produção dos
módulos de Veículos e Administrativo;
- análise, implementação e testes do módulo
Solicitação (parcial).
Sistema
de Envio de Declarações de Bens e Renda (DBR)
- análise, implementação e implantação em produção.
Sistema
de Acompanhamento de Requisições de Compras (ARC)
- ajustes e disponibilização para homologação.
Sistema
de Contratos e Convênios (SCC)
- ajustes e disponibilização para homologação.
Sistema
de Pagamento de Precatórios - Contas Especiais
- análise, implementação e implantação em produção.
Sistema
Gerador de Arquivos para o SIGEF
- análise, implementação e implantação em produção.
Portal
da Transparência - Consulta aos vencimentos
- análise, implementação e implantação em produção.
Concessão
e gozo de folga eleitoral
- Em piloto. Diretor RH aguardando
parecer da DGA.
Gozo
e suspensão de licença-prêmio
- Em homologação.
Controle
de vagas de efetivos (sistema de efetivos)
- Homologado. Alterações solicitadas
concluídas e disponibilizadas no início de outubro. DRH retomou a homologação
em 19/11/2012. Está em fase final de ajustes.
Provimento
por remoção (sistema de efetivos)
- Em prototipação.
Controle
de Comissionados
- Apresentado para DRH em
20/11/2012. Em homologação (DRH) e ajustes finais (DTI).
Controle
de Terceirizados
- Em desenvolvimento. Primeira etapa
finalizada: cadastro/edição de pessoas, empresas e vínculo. Etapa atual:
cadastro de contratos: 90% pronto. Próxima etapa: ocupação dos postos de
trabalho (provimento).
Cadastro
de Pessoal
- Em homologação os módulos de
relatórios e cadastro de efetivos, comissionados, voluntários e estagiários.
Finalizando o desenvolvimento do cadastro de dependentes ainda neste exercício.
Plantão
Judiciário
- Prototipação e início do
desenvolvimento.
Controle
de Ações
- Mecanismo genérico para permitir
desfazer ações do SRH de forma segura, além de fornecer uma interface de
consulta aos dados coletados pela auditoria. Em desenvolvimento.
Marcação
de opções de férias de Magistrados
-Em produção desde agosto/2012.
Concurso
Público
- Acompanhamento, geração de
relatórios, alterações no sistema de inscrição, principalmente referentes ao
concurso de notarial e registral.
Projeto
Depreciação de Bens – Patrimônio
- Em andamento.
Projeto
preço de compra – Almoxarifado
- Finalizado.
Projeto
novo 13º – DRB
- Finalizado.
Projeto
– DIRF mensal – DRB
- Finalizado.
Projeto
Portal de Transparência resolução 152
- Finalizado.
Criação
de conexão com o novo módulo do SGD para utilização do novo cadastro de
veículos no atual sistema de diárias
- Finalizado.
Formulário
para emissão individual de roteiros e declarações do sistema de diárias.
- Finalizado.
Central
de distribuição de títulos
- Desenvolvimento do serviço
centralizado de distribuição de títulos para operar a distribuição automática
dos títulos através da CRA – Central de remessa de arquivos, utilizando padrão
FEBRABAN para troca de informações;
- Desenvolvimento do aplicativo de
consulta aos títulos distribuídos para emissão de certidão,
- Desenvolvimento de mecanismo
agendado para cobrança dos títulos distribuídos através do serviço com
relatório e emissão de boleto bancário.
Selo
Digital de Fiscalização
- Conclusão da implantação da versão
1.0 em 100% das serventias extrajudiciais.
- Desenvolvimento do módulo de BI –
Business Intelligence.
Desenvolvimento
do módulo de Auditoria Interna
- Definição e overview do sistema;
- Planejamento da estratégia a ser
utilizada na operacionalização da funcionalidade e disponibilização da
informação;
- Pesquisa e adequação do JPF – Java
Plugin Framework, para construção da base do mecanismo de auditoria;
- Desenvolvimento da metodologia e software de apoio para implementação das regras a serem
verificadas pelo módulo;
- Desenvolvimento do modelo de
consulta aos resultados decorrentes da confrontação dos atos verificados contra
as regras implementadas.
Desenvolvimento
da Versão 2.0 do Selo Digital
- Implantação da versão 2.0 em
produção em Dezembro;
- Adequação dos sistemas de apoio
para a nova versão;
- Desenvolvimento do Sistema de
Monitoria do Selo Digital;
- Refactoring do sistema para
melhorar a inclusão de novos monitores;
- Troca da interface de consulta
para utilização de gráficos na exibição do histórico de testes;
- Desenvolvimento de nova
funcionalidade para verificar em tempo real a utilização de envio de atos e
recebimento de selos pelos softwares das serventias
nos até 7 dias anteriores.
Sistema
de títulos de protesto
- Refactoring da modelagem e
implementação da CDT para facilitar a manutenção e evolução do sistema;
- Início da reimplementação do
sistema STP que atualmente é em Delphi para a plataforma Web.
Serviço
de Boleto Bancário
- Implementação de funcionalidade
para formatar e suportar o novo layout de numeração de
processo de acordo com determinação do CNJ no aplicativo de geração de guias
para Custas/Emolumentos.
- Implementação de mudanças
normativas na emissão dos boletos de recursos aos tribunais superiores.
- Atualização anual de valores da
Unidade de Referência de Custas (URC) e demais recolhimentos de atos comuns e
isolados.
Implementação do novo Acesso Restrito
- Implementação
de nova versão com diversas melhorias, dentre elas
permitiu a disponibilização da transmissão do Pleno de forma mais segura e
intuitiva, e utilizado para a autenticação única (single-sign-on) no Portal do
Servidor. Dentre outras melhorias a coleta de informações de acesso como ip
origem, tipo de navegador de usuário, erros diversos.
Gerenciador de repositórios SVN
- Recurso
para dar autonomia sem perda de segurança para as áreas
gerenciarem seus repositórios de fontes e documentos.
Serviço de Domínio
- São
serviços de uso comum às aplicações da DTI e têm como característica prover
informações e realizar persistência (evolução) das informações: Serviço
de Geografia, Serviço de Calendário, Serviço de Cargos, Serviço de Unidades
Organizacionais
Serviço Gerenciador de documentos
- Módulo
inicial, upload, gravação identificada, download.
Utilizado por diversas aplicações como p.ex.: módulo
para entrega de Declaração de Bens e Renda de Magistrados.
Serviço SEG
- Serviço
de segurança reformulado a fim de atender novas necessidades.
Serviços de Verificação e Assinatura Digital
- Seis componentes/serviços
que interligados possibilitam a assinatura digital bem como a verificação das
mesmas. Intensamente utilizado pelo SIDEJUD.
Componente de Relatório
- Componente
que a partir de uma consulta, gera o relatório básico, sem implementação,
apenas informando metadados.
Evolução do Sistema de Controle de
Demandas
- O
sistema SCD inicialmente em uso para controle de demandas dos sistemas
SHF/FOLHA, foi implantado para controle de demandas da Academia Judicial, DMP,
e sendo implantado na área de Redes, Apoio ao Desenvolvimento, Banco de Dados e
Sistemas Operacionais.
Catálogo de Serviços
-
Sistema em desenvolvimento que mantém os artefatos e versões dos serviços e
sistemas, sendo uma das etapas do projeto para melhorar aquisição de software e soluções correlatas.
Concessão e gozo de folga eleitoral
-Análise,
documentação, desenvolvimento e implantação. (Em piloto)
Gozo e suspensão de licença-prêmio
-Análise,
documentação, desenvolvimento e implantação. Novas funcionalidades estão 99%
prontas.
-Em
homologação.
Controle
de vagas de efetivos (sistema de efetivos)
- Análise, documentação,
desenvolvimento e implantação. As alterações que foram solicitadas foram
concluídas e disponibilizadas no início de outubro. O sistema está em
homologação e em fase final de ajustes.
Provimento
por remoção (sistema de efetivos)
- Análise e documentação. Prototipação
em 95%.
Controle
de Comissionados
- Análise, documentação,
desenvolvimento e implantação. Apresentado para DRH em 20/11/2012. Em
homologação e ajustes finais.
Controle
de Terceirizados
-Análise e documentação. Encontra-se
em desenvolvimento.
Cadastro
de Pessoal
- Análise, documentação,
desenvolvimento e implantação.
- Estão em homologação os módulos de
atualização cadastral das informações do cadastro pelo próprio servidor e relatório
da ficha funcional completa;
- Criação de componentes para
manutenção e acesso aos cadastros básicos: Escolaridade, Curso, Grau de
Instrução, Banco, Agência, Situação RAIS, Cidade, Nacionalidade;
- Criação de relatório de movimentos
da ficha funcional;
- Construção de componente de
tratamento de mensagens;
- Importação de dados Caché.
- Desenvolvimento do módulo de
Cadastro de Dependentes em estágio final.
Plantão Judiciário
- Análise, documentação e
prototipação finalizados. Está em desenvolvimento.
Controle
de Ações
- Mecanismo genérico para permitir
desfazer ações do SRH de forma segura, além de fornecer uma interface de
consulta aos dados coletados pela auditoria.
- Em desenvolvimento. Previsão:
abril/2013.
Marcação de opções de férias de Magistrados
- Análise, documentação,
desenvolvimento e implantação.
- Em produção desde agosto/2012.
Concurso
Público
- Customização e disponibilização de
acesso para inscrição no concurso público de Notarial
e Registral;
- Customização e disponibilizaçãode
acesso para inscrição no concurso público de remoção
para Notarial e Registral;
- Geração de relatórios de aprovados
no concurso de Notarial e Registral;
- Em desenvolvimento.
Processo
Administrativo Eletrônico - PAE
- Foram
prospectadas soluções utilizadas em outros órgãos do Poder Público, através de
reuniões presenciais e videoconferências, sendo foi firmado um acordo para uso
do sistema desenvolvido pelo TRE do Paraná. O sistema está sendo adaptado de
acordo com os requisitos do TJSC.
Portal
Web
- Nova versão mais limpa e melhor organizada.
- Neste ano foi efetuada a primeira entrega do projeto do Portal PJSC versão
2.0: o Portal do Servidor.
Migração do site da Academia Judicial (AJ) para
o CMS Liferay
- Projeto
iniciado em 2011 como prova de conceito da ferramenta. A nova versão do site foi ao ar no início de dezembro.
Disponibilização
e administração TJ-Wiki
- A nova
versão do wiki, reformulado visualmente e dispondo de um novo editor de textos,
mais amigável, foi disponibilizado aos usuários no início de 2012
Sistema
de Notícias / Twitter
- Evolução
do sistema de notícias para apresentação de fotos destaques na página inicial
do site do TJSC e integração deste com o twitter
@tjscnoticias
Novo
organograma
- Migração
do atual organograma para uma nova ferramenta a fim de facilitar a navegação e
a manutenção e evolução futuras.
Formulários
- Desenvolvimento,
manutenção e alterações em diversos formulários disponíveis no site do TJSC.
MANUTENÇÃO
Manutenção
e suporte no Workflow de Férias e Substituição no 2º Grau
- Alteração nas regras de pagamento
de substituição, lançamento de movimento, notificações, etc.
- Suporte ao sistema de
Substituiçãona Justiça de Segundo Grau;
- Suporte ao sistema de Pedido de
Gozo, transferência e suspensão de férias;
- Alterações na hierarquia de
aprovação;
- Atendimento aos usuários.
Manutenção
e suporte:
- Movimentação na carreira do
Magistrado;
- Substituição no 1º grau;
- Opção pelo adiantamento da 1º parcela
do 13º salário;
- Pesquisa de clima organizacional;
- Gratificação de Júri;
- Inscrição em concurso de remoção;
- Convocação de aprovados em
concurso público.
Infraestrutura
- Manutenção do sistema de
importação de dados do SHF (caché) para SRH (oracle);
- Implementação e manutenção de serviços
de base (srh-businesscore).
- Suporte segundo nível para o
sistema de controle de acesso;
- Revisão e manutenção do modelo de
dados do Sistema de Recursos Humanos;
- Manutenção das informações de
todos os movimentos da ficha funcional;
- Manutenção das informações da
ficha funcional;
- Acesso a informações da Folha de
Pagamento;
- Migração do projeto antigo (RMI)
para nova estrutura (EJB);
- Integração de todos os cadastros
básicos;
- Disponibilização de consultas para
o sistema de Diárias.
Sistema
de Registro de Preços (SRP)
- suporte e
manutenção no aplicativo de registro de preços
- suporte e manutenção no aplicativo de registro de preços – livros
Sistema
Gerador da DIRF
- suporte e manutenção no aplicativo
DIRF
- suporte e manutenção no aplicativo DIRF-Web
Manutenções
corretivas e evolutivas
- Sistemas Tarifadores (TAR e CFC)
- Sistema de Depósitos Judiciais (Sidejud)
- Sistema de Registro de Preços (SRP e SRP-Livros)
- Sistema de Consolidação de Custas Judiciais (SCCJ)
- Sistema de Pagamento de Precatórios (SPP)
- Sistema de Lista Única de Precatórios (LUP)
- Sistema Organizador de Arquivos Bancários (OAB)
Workflow
- suporte aos usuários
Manutenção da infraestrutura de banco de
dados:
- Atualização da versão do
certificado SSL do domínio app.tjsc.jus.br, que faz parte do mecanismo de
transmissão de selos e recepção de atos.
- Desenvolvimento de um aplicativo
para compactar e remover todos os atos que são recebidos em duplicidade pelo
serviço. O mecanismo faz uso da nova característica da versão 2.0 onde atos
percebidos como duplicados passaram a ser rejeitados pelo sistema.
Consulta de empenhos
- Manutenção na modelagem do banco
de dados em decorrência de alterações percebidas nas views disponibilizadas
pelo SIGEF.
Manutenção
de sites e hotsites
Os
hotsites já existentes (desenvolvidos no CMS Wordpress) foram mantidos e
atualizados durante o ano de 2012. Além disso, foi criado um tema padrão no CMS
liferay para novos sites internos e hotsites, aplicado
inicialmente ao site do Projeto de Gestão da Secretaria do Foro.
A manutenção dos sistemas de gestão acadêmica da Academia Judicial
Tarefa,
até então, sob responsabilidade da equipe interna da própria Academia Judicial,
foram absorvidas pela DTI. Este trabalho consumiu grande esforço da
equipe em 2012 e está servindo como base para aquisição de conhecimento para o
desenvolvimento de um sistema robusto e integrado aos demais sistemas do TJSC.
Site da
Academia Judicial
- Manutenção
do site estático da Academia Judicial incluindo a
publicação de banners, notícias e conteúdo administrativo e acadêmico.
Site do TJSC
- Atualização
do conteúdo estático, suporte aos usuários e
manutenção constante.
SISTEMAS
JUDICIAIS DE PRIMEIRO GRAU
Banco Nacional de Mandados de Prisão
- Nos termos da resolução 137/CNJ, o sistema SAJ/PG5 foi
alterado para que fosse possível fornecer ao BNMP as informações necessárias,
visto que várias delas não estavam disponíveis de forma estruturada no sistema.
Desta forma, o sistema SAJ5 envia diariamente ao CNJ um relatório de
atualização da situação dos mandados de prisão da área criminal emitidos no
âmbito do PJSC.
Sigilo processual
- Foram desenvolvidas no SAJ5 as funcionalidades de Sigilo
Absoluto para processos e Sigilo Externo para processos e documentos.
Consulta processual na internet
- Em atenção à Resolução 121/CNJ, o acesso completo aos autos é
permitido a procuradores e membros do Ministério Público, mesmo não estando
vinculados ao processo, desde que previamente identificados (através de login no portal e-SAJ), salvo nos casos
de processos em sigilo ou segredo de justiça.
Vinculação de custas a mandados
- Foi incorporada ao SAJ5 a funcionalidade de Reserva de Valor
para pagamento das diligências dos oficiais de justiça. Com esta inovação, as
unidades que operarem exclusivamente com o SAJ5 poderão abrir mão da utilização
do sistema SPO, que é utilizado para realizar este controle no SAJ3.
Juntada automática de petição intermediária
- O recurso permite que sejam configurados os tipos de petição
que terão a juntada automática. Realizada a juntada nos autos, as petições são
encaminhadas para uma fila específica de análise do cartório.
Recebimentos de atos processuais pelo portal e-SAJ
- Durante
este ano diversas Procuradorias Municipais e alguns Conselhos Regionais foram
contatados com objetivo de firmar convênio com o PJSC para recebimento de
citações e intimações através do portal e-SAJ. Resultantes deste trabalho, três
Conselhos Regionais, dez Procuradorias Municiais e a Procuradoria da Fazenda
Nacional passaram a fazer parte do convênio, podendo, além de peticionar
eletronicamente pelo portal e-SAJ, receber atos de citação e intimação, por
meio do uso do certificado digital.
Esta funcionalidade evita que seja necessária a emissão de
mandados ou outros tipos de publicações para cumprimento dos atos processuais
Certidão Negativa na Internet
- Desde 19 de novembro de 2012 é possível solicitar pela internet Certidões Judiciais Negativas relativas à Comarca
da Capital (Projeto Piloto). A certidão abrange os Foros Central, Eduardo Luz,
Norte da Ilha e Continente. É permitida a emissão de Certidão
Criminal, Certidão Cível, Certidão de Falência e Concordata e
Recuperação Judicial e Certidão para Fins Eleitorais. A certidão emitida está
em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Resolução 121 do CNJ.
Perfis
do portal e-SAJ
- Em desenvolvimento.
Centrais
de mandados compartilhadas
- Em
desenvolvimento.
Integração
com Cadastro Nacional de Advogados
- Em
desenvolvimento.
Prescrição
Penal
- Em desenvolvimento.
Integração
PG5 x SG5 – 2ª Etapa
- Em
desenvolvimento.
Custas
processuais na internet
- Em
desenvolvimento.
Cadastro
Nacional de Interceptações Telefônicas
- Em
desenvolvimento.
Implantação do SAJPG5
- Migrados os processos do SAJ3 para o SAJ5, com novos processos
distribuídos em meio digital e acervo em meio físico, na cidade de Meleiro e
fórum do Estreito-Florianópolis.
Implantação do SAJPG5 digital em Camboriú
- Conversão das Varas Físicas do SAJPG5, em Varas mistas, com novos
processos distribuídos em meio digital e acervo em meio físico.
MANUTENÇÃO
Suporte 2º nível
- Demandas cadastradas pela Divisão de Suporte ao usuário e que implicam
em modificações estruturais dos sistema de 1º Grau.
Suporte à Corregedoria Geral de Justiça
- Suporte aos processos administrativos que tramitam no SAJ5, em meio
digital.
SISTEMAS
JUDICIAIS DE SEGUNDO GRAU
Implantação
do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Oitava Turma de Recursos – Primeira Fase:
- Finalizado.
Implantação
do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Oitava Turma de Recursos – Segunda Fase
- Finalizado.
Implantação
do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Primeira Turma de Recursos da Capital
- Finalizado.
Implantação
do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Segunda Turma de Recursos de Blumenau
- Finalizado.
Implantação
do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Quinta Turma de Recursos de Joinville
-
Finalizado.
Implantação
do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Turma de Uniformização
- Em
desenvvolvimento.
Implantação
do Peticionamento Eletrônico no TJSC
- Sobrestado.
Implantação
do SAJ/SG5 no TJSC nas Câmaras Comerciais para recursos de Direito Bancário
- Sobrestado.
Automatização
dos Relatórios de Produtividade dos Magistrados (CNJ)
- Em desenvolvimento.
Elaboração
do Projeto Básico para a Renovação de Contrato com a Softplan:
- Em
desenvolvimento
SUPORTE
- Criação
no sistema SAJ/ADM de novas classes e assuntos;
- Criação
no sistema SAJ/SG de novas movimentações;
- Relatórios solicitados pelos usuários do sistema, que não são
possíveis de se extrair via sistema;
- Relatórios específicos para o CNJ, solicitados pela Secretaria de
Estatística, que não são possível de se extrair via sistema;
- Cálculo
e entrega dos relatórios das Metas 1 e 2 de 2012, Meta 4 de 2010, Meta 2 de
2009 e 2010;
- Resoluções de problemas e dúvidas dos sistemas SAJ3/SG, SAJ3/GGS e
SAJ5/SG para os usuários do TJSC e Turmas Recursais.
Atividades operacionais
- Homologação
de versões do SAJ3/SG, SAJ3/GGS, SAJ3/ADM, SAJ5/ADM, SAJ5/PRO, SAJ5/SG e Portal
e-SAJ;
- Abertura
e controle de SALTs do SAJ3 e SAJ5;
- Definição
das Matrizes de Regras para Turma de Uniformização, Matriz de Integração PG x
SG, Matriz de Documentos Sigilosos, Matriz da Resolução 121 do CNJ e Matriz de
Recursos Recebidos no Segundo Grau;
- Atualização
dos Manuais do SAJ5/SG (Processo Eletrônico) para as Secretarias e Gabinetes
das Turmas Recursais.
DEMAIS SISTEMAS
Sistema
de consulta de Jurisprudência
- Ao longo do ano, quatro versões do sistema foram disponibilizadas.
Sistema Hermes - Malote Digital
- Atualmente o sistema abrange 782 UO’s do PJSC, que são gerenciadas pelos 919
usuários ativos.
Ferramenta genérica de Busca Textual
- Projeto de busca textual, cujo objetivo é desenvolver uma solução genérica
que permita a indexação e a pesquisa de documentos, de acordo com uma série de
parâmetros previamente configurados (categorias de documentos, metadados,
restrições de permissões, entre outros). Tal projeto encontra-se em execução,
sendo que sua conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2013.
Inteligência
de Negócios
- Melhorias a atualizações no Portal da Transparência
Diário
de Justiça Eletrônico
- Melhorias
a seguir foram disponibilizadas aos usuários e merecem destaque:
Possibilidade de pesquisar termos contidos no inteiro teor dos
documentos (funcionalidade até então restrita à intranet);
- Melhorias na infraestrutura da solução;
- Melhorias nas ferramentas de apoio na diagramação do DJE;
- Unificação das rotinas de captura de matérias nas comarcas.
Banco
Nacional de Mandados de Prisão - BNMP
-No que diz respeito ao TJSC, a integração foi concluída e todos os mandados e
atualizações que atendem os critérios estabelecidos pelo CNJ são enviados
diariamente de forma automática.
Central
Nacional de Informações Processuais - CNIPE
- A pesquisa aos processos do TJSC está sendo desenvolvida pela empresa
responsável pelo desenvolvimento dos sistemas judiciais neste tribunal e,
em breve, estará disponível na ferramenta do CNJ.
Sistema
de Envio de Recursos ao STF - SER
- Durante esse ano foi iniciada uma nova fase do projeto que consiste em
adaptá-lo para que possa baixar eletronicamente as peças processuais remetidas
à origem. Além disso, deu-se início ao projeto que adaptará o SER ao novo
mecanismo de integração que está sendo desenvolvido pela equipe de TI do STF e
que utiliza o MNI - Modelo Nacional de Interoperabilidade.
Sistema
de Envio de Recursos ao STJ - iSTJ
- Foi atualizada recentemente para comportar a baixa eletrônica das peças
retornadas à origem. Dentro das atividades de gerenciamento da ferramenta no
TJSC, foi iniciado o planejamento para transferência dos processos digitalizados
já encaminhados ao STJ que se encontram no banco de dados do sistema para uma
mídia de baixo custo.
Sistema
de Digitalização de Acórdãos
- Trata-se de um sistema bastante consolidado e que em 2012 demandou o
seguinte:
Melhorias no sistema para otimizar o procedimento de validação das
Coletâneas de Acórdãos (CA’s) físicas;
- Configuração e instalação do software E2DOC para apoiar
a criação das CA's virtuais.
2 - Para
o alinhamento com o objetivo estratégico de prover recursos tecnológicos para
suporte aos processos de negócio, administrativos e serviços com alta
disponibilidade, confidencialidade, autenticidade e integridade, bem como de
implantar boas práticas de gerenciamento de serviços e segurança da informação a
DTI desenvolveu os seguintes projetos e atividades:
REDES DE
COMUNICAÇÃO
Interligação
entre a sede e as comarcas
-Instalação de fibra óptica para
interligação das unidades na Sociesc – Joinville e Unesc – Criciúma.
- Licitação do novo contrato de
interligação das comarcas com aumento de velocidade no mínimo para o dobro da
atual, circuito backup, aceleradores de aplicação,
além de Qos Real-time. Em fase de abertura de propostas dia 17/12.
- Licitação para aquisição da nova
infraestrutura de backbone para a Sala Cofre. Em fase de validação do Projeto
Básico pela DMP
- Contratação de circuito MPLS para
o novo Arquivo Central.
Interligação
com a Internet
- Renovação do contrato referente à
utilização de canais de comunicação com o backbone da rede Internet (Contrato
100/2008), passando a atual velocidade de 75 Mbps para 150 Mbps. Em fase de
assinatura de contrato.
Mutirões
-Fornecendo a conexão e os
equipamentos de rede necessários aos mutirões apoiados pelo PJSC.
TELECOMUNICAÇÕES
- Ao longo do exercício de 2012, a
cada 3 semanas foi implantado o sistema VoIP Asteriskem uma comarca, reduzindo
custos de telefonia e melhora nos serviços prestados. Foram elas: Anchieta, São
Lourenço do Oeste, Garopaba, Ascurra, Navegantes, Itapoá, Taió, Quilombo,
Ipumirim, Garuva, Trombudo Central, Coronel Freitas, São Carlos, Imaruí, São
João Batista e Armazém.
- Implantados
servidores de interface de telefonia celular nas Comarcas de Blumenau e Lages
para atender as áreas correspondentes aos códigos 47 e 49.
- Elaboração de editais de licitação
de peças e equipamentos VoIP, bem como realizou a manutenção das centrais
telefônicas de Blumenau, Camboriú, Campo Erê, Coronel Freitas, Guaramirim,
Içara e Maravilha.
SISTEMAS
DE PROTEÇÃO
Certificação
Digital
- Organização de diversas de
validações presenciais, totalizando aproximadamente 900 novas pessoas com
certificado digital;
- Especificação técnica e elaboração
de projeto básico preliminar para aquisição de
Certificados Digitais e serviços associados;
- Prova de conceito do IMS
Certisign, software de gerência do ciclo de vida de
certificados digitais - conclusão: por motivos técnicos o software
não atende às necessidades;
- Desenvolvimento de solução para
cadastro de usuários para validação presencial;
- Pedido de compra, acompanhamento
de instalação de certificados para portal Internet do Poder Judiciário, Diário
da Justiça Eletrônico, Conectividade Social, e–CPFs
para situações de exceção, bem como -certificados para servidores de rede;
- Acompanhamento da outorga digital
dos poderes necessários ao uso do sistema de conectividade social da Caixa
Econômica Federal.
Filtros
Web
- Estudo de alternativas para acesso
à Web;
- Teste de limitação de banda de
rede para acesso à Web;
- Otimização da rede para uso do SAJ
através de pesquisa e restrição de acessos à Web em comarcas onde - havia
reclamação de lentidão.
- Confecção sob demanda de
relatórios de acesso à Web, sempre por requisição de autoridade interna
competente;
- Melhora de desempenho do sistema
de filtragem Web via otimização e consolidação de ativos dos serviços
associados
VPN
- Instalação de Appliances ASA para
conexão por VPN a Executivo Fiscal;
- Instalação de servidores Open VPN
para unidades ligadas ao TJ por ADSL;
- Execução do TDA (Trend Thread
Discovery Appliance) com o objetivo de “sentir” possíveis ameaças
se movimentando pela rede interna e obtenção relatório de ameaças;
- Implantação do sistema RTL de
envio automático de mensagens não solicitadas à Trend Micro do Brasil, a fim de
melhorar a taxa de detecção de mensagens SPAM e diminuir falsos positivos.
PDDE
Especificação técnica e elaboração
de projeto básico para solução de carimbo de tempo,
bem como acompanhamento da licitação junto à DMP.
INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA
Evolução da
infraestrutura
- Instalação de 70 Servidores de
rede novos em Comarcas. Com recursos tecnológicos avançados e componentes
redundantes, estes servidores propiciam disponibilidade e desempenho elevados,
garantindo assim os recursos computacionais necessários para a boa utilização
do Saj/PG3 nas Comarca.
- Ainda nas Comarcas, foi realizado
o aprimoramento das rotinas de cópias de segurança (backups) das bases de dados
do Saj/PG3. As cópias passaram a ser executadas com o banco de dados em
funcionamento, tornando o sistema disponível para uso durante as 24 horas do
dia, bem como foram implementados mecanismos de verificação da perfeita
execução das cópias de segurança.
- Aquisição de solução de
armazenamento de conteúdo fixo, a qual é composta por hardwares
e softwares com o objetivo específico de armazenar documentos digitais com a
garantia de integridade, disponibilidade e temporalidade. Esta solução será
utilizada pelos sistemas Saj/PG5 e Saj/SG5, onde as peças digitais dos
processos serão armazenadas, usufruindo da segurança oferecida pela solução.
- Para aumentar a segurança e
disponibilidade das informações, foi implantada uma nova solução de proteção de
dados, destinada a realizar as cópias de segurança das informações armazenadas
nos servidores instalados no Tribunal de Justiça. Com esta solução, foi
possível diminuir em até 5 vezes o tempo de execução das cópias de segurança,
bem como tornar mais eficiente o processo de restauração de informações, quando
necessário.
- No ano de 2012, foi iniciada a
construção da Sala Cofre, ambiente seguro para hospedar a infraestrutura de TI
do Poder Judiciário. Esta Sala está em fase final de construção e será
certificada pela ABNT para atendimento da norma NBR 15247, sendo protegida
contra incêndio, inundação, arrombamento e queda de escombros, além de possuir
um avançado sistema de monitoramento das condições internas, propiciando um
ambiente adequado para a segurança e disponibilidade das informações e
equipamentos instalados nesta Sala.
Infraestrutura
de aplicações
O ano de 2012 foi marcado pelo
início de uma grande evolução da infraestrutura de servidores de aplicação, os
quais são responsáveis por oferecer as interfaces de comunicação entre os
sistemas e os usuários.
- Foram implementados ambientes para
desenvolvimento, testes e homologação de sistemas. Assim, evitou-se possíveis
impactos no ambiente de produção durante o processo de desenvolvimento e
manutenção de sistemas.
- Ampliação da infraestrutura de
servidores de aplicação, cujo ambiente conta atualmente com 20 servidores, para
atender à demanda dos sistemas Saj/PG5 e Saj/SG5;
- Iniciado o projeto de implantação
do servidor de aplicação Weblogic, reconhecido como o mais avançado do mercado.
O ambiente deste servidor de aplicação já conta com 18 servidores destinados
aos ambientes de desenvolvimento, homologação e produção, para comportar o
crescimento da quantidade de aplicações disponíveis no Portal do PJSC, bem como
o incremento na quantidade de usuários e acessos.
Aquisição
de equipamentos
CPUS |
741 |
Microcomputadores completos |
170 |
Monitores |
3.819 |
Scanners |
102 |
Impressoras |
237 |
Peças de cpu |
969 |
Cabos |
2.750 |
Periféricos |
2.127 |
Suprimentos de Rede |
1.266 |
Suprimentos de Gravação de
Audiências (caixas de CDs e DVDs) |
776 |
Dispositivos móveis |
776 |
Estabilizadores |
398 |
Suprimentos eletrônicos |
296 |
Certificação digital |
223 |
Subtotal |
14.650 |
Outros |
1.662 |
Total |
16.312 |
Instituição e elaboração de Projeto Básico para
aquisição dos seguintes equipamentos e/ou softwartes:
- 3 mil microcomputadores;
- 5 mil fones de ouvido;
- Licenças de softwares para Academia Judicial e Engenharia;
- Cartuchos
Coloridos;
- Peças
de Impressoras;
- Impressoras
Matriciais;
- Upgrade de Micros;
- Mesas
de som e Microfones;
- Rádios
comunicadores e baterias;
- Nobreak
de 5Kva;
SUPORTE
- Mudanças
e instalações dos gabinetes dos Juízes de 2º Grau;
- Mudança
e estruturação do parque de informática dos Fóruns da Comarca do Foro do
Estreito, bem como reestruturação dos equipamentos das Comarcas de Camboriú,
Lebon Régis, Meleiro e Presidente Getúlio, todas operando com o SAJ5;
- Distribuição
de Hd externo para TSI’s de Comarcas;
- Avaliação
e solicitação de alteração de layout do espaço
reservado ao depósito da DTI, em Forquilhinhas, São José, destinado a armazenar
equipamentos de TI, possibilitando condições razoáveis para trabalhar no setor,
com climatização, bancada apropriada, estantes, iluminação, possibilitando
maior controle sobre o estoque de equipamentos usados que vem para baixa ou
reutilização;
- Fornecimento
de monitores de 23 polegadas para Diretoria de Engenharia e Arquitetura e
equipe de desenvolvimento de software desta DTI;
- Remessa
de microcomputadores core i7 para todos TSI’s de Comarca Pólo;
3 - As
atividades a seguir foram levadas a efeito alinhadas aos objetivos estratégicos
de aprimorar o gerenciamento dos projetos e do portfólio de tecnologia da
informação e, ainda, dos processos de desenvolvimento e aquisição de software:
Metodologia
-
análise da adequação da Metodologia de Desenvolvimento de Software com as
normas 12.207 e 15.504, em conjunto com a DTI/DSA/Seção de Apoio ao Desenvolvimento
de Sistemas;
-
Treinamento na Arquitetura Orientada à Serviço (SOA) – treinamentos no
IBTI/Brasília em SOA com objetivo de adaptar a metodologia de desenvolvimento e
frameworks atuais a fim de iniciar projeto efetivo sobre o assunto.
Consolidação da utilização do
Redmine
- Durante o ano foi consolidado o Redmine como
ferramenta de gerenciamento dos projetos da DSJPG. Além dos projetos
relacionados aos módulos do SAJ5, algumas rotinas internas também passaram a
ser controladas pela ferramenta, que fornece um canal comum para disseminação
das informações relacionadas ao trabalho. São exemplos de fluxos de trabalho
controlados no Redmine: o registro e controle de Salts encaminhadas para a Softplan, o controle da implementação das Matrizes de
Aprovação aprovadas pelo TJSC e a comunicação de incidentes cadastrados pela
Divisão de Suporte ao Usuário.
Consolidação da Arquitetura Desenvolvimento
- realizada disseminação da arquitetura de desenvolvimento
utilizada em algumas seções, para a DTI.
Padronização e Documentação do Ambiente de Desenvolvimento
- construídos diversos manuais e roteiros de utilização para
os desenvolvedores.
Implantação do MAVEN
- ferramenta de integração
de projetos que é responsável por gerenciar dependências, controlar versão de
artefatos, gerar relatórios de produtividade, garantir execução de testes,
padronizar a formação dos pacotes que são instalados nos servidores, dentre
outras. Permitiu maior organização dos projetos e facilidade de distribuição.
Implantação do Servidor de Integração Contínua (HUDSON/JENCKINS)
- é uma ferramenta livre
para executar múltiplas tarefas de construção de software, de forma paralela ou
distribuída; monitorar a execução das tarefas de construção; agendar a execução
de tarefas; executar testes de sistema e de unidade automáticos. Estamos no
início da implantação sendo que os serviços de base e do SRH já estão em
produção.
Implementação/Manutenção de Bibliotecas de Base
- implementação e
manutenção de diversas bibliotecas de classes que atendem os requisitos da
arquitetura de desenvolvimento atualmente em uso. (tjsc-flexservice, tjsc-service-client, tjsc-service-util, tjsc-testhelper, tjsc_flex_components).
Prospecção
- Tecnologias de Desenvolvimento
(Camada de Apresentação) – estudos preliminares de algumas tecnologias a fim de
evoluir em direção à novas tecnologias da camada de
apresentação dos sistemas como HTML5, MOBILE, TOUCH PADs, etc.
Inteligência
de Negócios
- Capacitação
na área de Data Warehouse;Continuidade do estudo da ferramentas Pentaho,
incluindo a construção de Dashboard's e relatórios de exemplo.