º  Diretoria de Tecnologia da Informação

 

 

A Diretoria de Tecnologia da Informação-DTI vem atuando em consonância com o planejamento institucional que, por sua vez, está alinhado à ESTRATÉGIA NACIONAL DE TI definida pelo Conselho Nacional de Justiça o CNJ.

 

A figura abaixo representa os objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário de Santa Catarina:

 

DESENVOLVIMENTO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS - DTI

 

1 - Dessa forma, alinhada aos objetivos estratégicos de promover a melhoria contínua nos sistemas e serviços, a DTI ancorada em sua Assessoria, Divisões e Seções, desenvolveu as seguintes atividades:

 

SISTEMAS ADMINISTRATIVOS

Sistema de Depósitos Judiciais (Sidejud)

- alterações para o atendimento da MP 567/12 (novas regras de cálculo da poupança);
- desenvolvimento e implantação do projeto de Alvarás Digitais;
- desenvolvimento do Módulo de Controle de Custas;
- desenvolvimento do Saque Total Proporcional;
- processo de abertura de subcontas e emissão de boleto na WEB (em desenvolvimento);
- retenção previdenciária (em desenvolvimento).

Sistema Gerenciador de Diárias e Auxílio Combustível (SGDAC)

- apresentações do projeto a DGA, Coordenadoria de Magistrados e Presidência;
- análise, implementação e implantação em produção dos módulos de Veículos e Administrativo;
- análise, implementação e testes do módulo Solicitação (parcial).

Sistema de Envio de Declarações de Bens e Renda (DBR)

- análise, implementação e implantação em produção.

Sistema de Acompanhamento de Requisições de Compras (ARC)

- ajustes e disponibilização para homologação.

Sistema de Contratos e Convênios (SCC)

- ajustes e disponibilização para homologação.

Sistema de Pagamento de Precatórios - Contas Especiais

- análise, implementação e implantação em produção.

Sistema Gerador de Arquivos para o SIGEF

- análise, implementação e implantação em produção.

Portal da Transparência - Consulta aos vencimentos

- análise, implementação e implantação em produção.

Concessão e gozo de folga eleitoral

- Em piloto. Diretor RH aguardando parecer da DGA.

Gozo e suspensão de licença-prêmio

- Em homologação.

Controle de vagas de efetivos (sistema de efetivos)      

- Homologado. Alterações solicitadas concluídas e disponibilizadas no início de outubro. DRH retomou a homologação em 19/11/2012. Está em fase final de ajustes.

Provimento por remoção (sistema de efetivos)    

- Em prototipação.

Controle de Comissionados     

- Apresentado para DRH em 20/11/2012. Em homologação (DRH) e ajustes finais (DTI).

Controle de Terceirizados        

- Em desenvolvimento. Primeira etapa finalizada: cadastro/edição de pessoas, empresas e vínculo. Etapa atual: cadastro de contratos: 90% pronto. Próxima etapa: ocupação dos postos de trabalho (provimento).

Cadastro de Pessoal      

- Em homologação os módulos de relatórios e cadastro de efetivos, comissionados, voluntários e estagiários. Finalizando o desenvolvimento do cadastro de dependentes ainda neste exercício.

Plantão Judiciário 

- Prototipação e início do desenvolvimento.

Controle de Ações

- Mecanismo genérico para permitir desfazer ações do SRH de forma segura, além de fornecer uma interface de consulta aos dados coletados pela auditoria. Em desenvolvimento.

Marcação de opções de férias de Magistrados    

-Em produção desde agosto/2012.

Concurso Público 

- Acompanhamento, geração de relatórios, alterações no sistema de inscrição, principalmente referentes ao concurso de notarial e registral.

Projeto Depreciação de Bens – Patrimônio

- Em andamento.

Projeto preço de compra – Almoxarifado

- Finalizado.

Projeto novo 13º – DRB

- Finalizado.

Projeto – DIRF mensal – DRB

- Finalizado.

Projeto Portal de Transparência resolução 152

- Finalizado.

Criação de conexão com o novo módulo do SGD para utilização do novo cadastro de veículos no atual sistema de diárias

- Finalizado.

Formulário para emissão individual de roteiros e declarações do sistema de diárias.

- Finalizado.

Central de distribuição de títulos

- Desenvolvimento do serviço centralizado de distribuição de títulos para operar a distribuição automática dos títulos através da CRA – Central de remessa de arquivos, utilizando padrão FEBRABAN para troca de informações;

- Desenvolvimento do aplicativo de consulta aos títulos distribuídos para emissão de certidão,

- Desenvolvimento de mecanismo agendado para cobrança dos títulos distribuídos através do serviço com relatório e emissão de boleto bancário.

Selo Digital de Fiscalização

- Conclusão da implantação da versão 1.0 em 100% das serventias extrajudiciais.

- Desenvolvimento do módulo de BI – Business Intelligence.

Desenvolvimento do módulo de Auditoria Interna

- Definição e overview do sistema;

- Planejamento da estratégia a ser utilizada na operacionalização da funcionalidade e disponibilização da informação;

- Pesquisa e adequação do JPF – Java Plugin Framework, para construção da base do mecanismo de auditoria;

- Desenvolvimento da metodologia e software de apoio para implementação das regras a serem verificadas pelo módulo;

- Desenvolvimento do modelo de consulta aos resultados decorrentes da confrontação dos atos verificados contra as regras implementadas.

Desenvolvimento da Versão 2.0 do Selo Digital

- Implantação da versão 2.0 em produção em Dezembro;

- Adequação dos sistemas de apoio para a nova versão;

- Desenvolvimento do Sistema de Monitoria do Selo Digital;

- Refactoring do sistema para melhorar a inclusão de novos monitores;

- Troca da interface de consulta para utilização de gráficos na exibição do histórico de testes;

- Desenvolvimento de nova funcionalidade para verificar em tempo real a utilização de envio de atos e recebimento de selos pelos softwares das serventias nos até 7 dias anteriores.

Sistema de títulos de protesto

- Refactoring da modelagem e implementação da CDT para facilitar a manutenção e evolução do sistema;

- Início da reimplementação do sistema STP que atualmente é em Delphi para a plataforma Web.

Serviço de Boleto Bancário

- Implementação de funcionalidade para formatar e suportar o novo layout de numeração de processo de acordo com determinação do CNJ no aplicativo de geração de guias para Custas/Emolumentos.

- Implementação de mudanças normativas na emissão dos boletos de recursos aos tribunais superiores.

- Atualização anual de valores da Unidade de Referência de Custas (URC) e demais recolhimentos de atos comuns e isolados.

Implementação do novo Acesso Restrito

- Implementação de nova versão com diversas melhorias, dentre elas permitiu a disponibilização da transmissão do Pleno de forma mais segura e intuitiva, e utilizado para a autenticação única (single-sign-on) no Portal do Servidor. Dentre outras melhorias a coleta de informações de acesso como ip origem, tipo de navegador de usuário, erros diversos.

Gerenciador de repositórios SVN

- Recurso para dar autonomia sem perda de segurança para as áreas gerenciarem seus repositórios de fontes e documentos.

Serviço de Domínio

- São serviços de uso comum às aplicações da DTI e têm como característica prover informações e realizar persistência (evolução) das informações: Serviço de Geografia, Serviço de Calendário, Serviço de Cargos, Serviço de Unidades Organizacionais

Serviço Gerenciador de documentos

- Módulo inicial, upload, gravação identificada, download. Utilizado por diversas aplicações como p.ex.: módulo para entrega de Declaração de Bens e Renda de Magistrados.

Serviço SEG

- Serviço de segurança reformulado a fim de atender novas necessidades.

Serviços de Verificação e Assinatura Digital

- Seis componentes/serviços que interligados possibilitam a assinatura digital bem como a verificação das mesmas. Intensamente utilizado pelo SIDEJUD.

Componente de Relatório

- Componente que a partir de uma consulta, gera o relatório básico, sem implementação, apenas informando metadados.

Evolução do Sistema de Controle de Demandas

- O sistema SCD inicialmente em uso para controle de demandas dos sistemas SHF/FOLHA, foi implantado para controle de demandas da Academia Judicial, DMP, e sendo implantado na área de Redes, Apoio ao Desenvolvimento, Banco de Dados e Sistemas Operacionais.

Catálogo de Serviços

- Sistema em desenvolvimento que mantém os artefatos e versões dos serviços e sistemas, sendo uma das etapas do projeto para melhorar aquisição de software e soluções correlatas.

Concessão e gozo de folga eleitoral 

-Análise, documentação, desenvolvimento e implantação. (Em piloto)

Gozo e suspensão de licença-prêmio

-Análise, documentação, desenvolvimento e implantação. Novas funcionalidades estão 99% prontas.

-Em homologação.

Controle de vagas de efetivos (sistema de efetivos)      

- Análise, documentação, desenvolvimento e implantação. As alterações que foram solicitadas foram concluídas e disponibilizadas no início de outubro. O sistema está em homologação e em fase final de ajustes.

Provimento por remoção (sistema de efetivos)    

- Análise e documentação. Prototipação em 95%.

Controle de Comissionados     

- Análise, documentação, desenvolvimento e implantação. Apresentado para DRH em 20/11/2012. Em homologação e ajustes finais.

Controle de Terceirizados        

-Análise e documentação. Encontra-se em desenvolvimento.

Cadastro de Pessoal      

- Análise, documentação, desenvolvimento e implantação.

- Estão em homologação os módulos de atualização cadastral das informações do cadastro pelo próprio servidor e relatório da ficha funcional completa;

- Criação de componentes para manutenção e acesso aos cadastros básicos: Escolaridade, Curso, Grau de Instrução, Banco, Agência, Situação RAIS, Cidade, Nacionalidade;

- Criação de relatório de movimentos da ficha funcional;

- Construção de componente de tratamento de mensagens;

- Importação de dados Caché.

- Desenvolvimento do módulo de Cadastro de Dependentes em estágio final.

 Plantão Judiciário

- Análise, documentação e prototipação finalizados. Está em desenvolvimento.

Controle de Ações

- Mecanismo genérico para permitir desfazer ações do SRH de forma segura, além de fornecer uma interface de consulta aos dados coletados pela auditoria.

- Em desenvolvimento. Previsão: abril/2013.

 Marcação de opções de férias de Magistrados   

- Análise, documentação, desenvolvimento e implantação.

- Em produção desde agosto/2012.

Concurso Público 

- Customização e disponibilização de acesso para inscrição no concurso público de Notarial e Registral;

- Customização e disponibilizaçãode acesso para inscrição no concurso público de remoção para Notarial e Registral;

- Geração de relatórios de aprovados no concurso de Notarial e Registral;

- Em desenvolvimento.

Processo Administrativo Eletrônico - PAE

- Foram prospectadas soluções utilizadas em outros órgãos do Poder Público, através de reuniões presenciais e videoconferências, sendo foi firmado um acordo para uso do sistema desenvolvido pelo TRE do Paraná. O sistema está sendo adaptado de acordo com os requisitos do TJSC.

Portal Web
- Nova versão mais limpa e melhor organizada.
- Neste ano foi efetuada a primeira entrega do projeto do Portal PJSC versão 2.0: o Portal do Servidor.

Migração do site da Academia Judicial (AJ) para o CMS Liferay

- Projeto iniciado em 2011 como prova de conceito da ferramenta. A nova versão do site foi ao ar no início de dezembro.

Disponibilização e administração TJ-Wiki

- A nova versão do wiki, reformulado visualmente e dispondo de um novo editor de textos, mais amigável, foi disponibilizado aos usuários no início de 2012

Sistema de Notícias / Twitter

- Evolução do sistema de notícias para apresentação de fotos destaques na página inicial do site do TJSC e integração deste com o twitter @tjscnoticias

Novo organograma

- Migração do atual organograma para uma nova ferramenta a fim de facilitar a navegação e a manutenção e evolução futuras.

Formulários

- Desenvolvimento, manutenção e alterações em diversos formulários disponíveis no site do TJSC.

 

MANUTENÇÃO

Manutenção e suporte no Workflow de Férias e Substituição no 2º Grau

- Alteração nas regras de pagamento de substituição, lançamento de movimento, notificações, etc.

- Suporte ao sistema de Substituiçãona Justiça de Segundo Grau;

- Suporte ao sistema de Pedido de Gozo, transferência e suspensão de férias;

- Alterações na hierarquia de aprovação;

- Atendimento aos usuários.

Manutenção e suporte:

- Movimentação na carreira do Magistrado;

- Substituição no 1º grau;

- Opção pelo adiantamento da parcela do 13º salário;

- Pesquisa de clima organizacional;

- Gratificação de Júri;

- Inscrição em concurso de remoção;

- Convocação de aprovados em concurso público.

Infraestrutura

- Manutenção do sistema de importação de dados do SHF (caché) para SRH (oracle);

- Implementação e manutenção de serviços de base (srh-businesscore).

- Suporte segundo nível para o sistema de controle de acesso;

- Revisão e manutenção do modelo de dados do Sistema de Recursos Humanos;

- Manutenção das informações de todos os movimentos da ficha funcional;

- Manutenção das informações da ficha funcional;

- Acesso a informações da Folha de Pagamento;

- Migração do projeto antigo (RMI) para nova estrutura (EJB);

- Integração de todos os cadastros básicos;

- Disponibilização de consultas para o sistema de Diárias.

Sistema de Registro de Preços (SRP)
- suporte e manutenção no aplicativo de registro de preços
- suporte e manutenção no aplicativo de registro de preços – livros

Sistema Gerador da DIRF
- suporte e manutenção no aplicativo DIRF
- suporte e manutenção no aplicativo DIRF-Web

Manutenções corretivas e evolutivas
- Sistemas Tarifadores (TAR e CFC)
- Sistema de Depósitos Judiciais (Sidejud)
- Sistema de Registro de Preços (SRP e SRP-Livros)
- Sistema de Consolidação de Custas Judiciais (SCCJ)
- Sistema de Pagamento de Precatórios (SPP)
- Sistema de Lista Única de Precatórios (LUP)
- Sistema Organizador de Arquivos Bancários (OAB)

 Workflow
- suporte aos usuários

Manutenção da infraestrutura de banco de dados:

- Atualização da versão do certificado SSL do domínio app.tjsc.jus.br, que faz parte do mecanismo de transmissão de selos e recepção de atos.

- Desenvolvimento de um aplicativo para compactar e remover todos os atos que são recebidos em duplicidade pelo serviço. O mecanismo faz uso da nova característica da versão 2.0 onde atos percebidos como duplicados passaram a ser rejeitados pelo sistema.

Consulta de empenhos

- Manutenção na modelagem do banco de dados em decorrência de alterações percebidas nas views disponibilizadas pelo SIGEF.

Manutenção de sites e hotsites

Os hotsites já existentes (desenvolvidos no CMS Wordpress) foram mantidos e atualizados durante o ano de 2012. Além disso, foi criado um tema padrão no CMS liferay para novos sites internos e hotsites, aplicado inicialmente ao site do Projeto de Gestão da Secretaria do Foro.

A manutenção dos sistemas de gestão acadêmica da Academia Judicial

Tarefa, até então, sob responsabilidade da equipe interna da própria Academia Judicial,  foram absorvidas pela DTI.  Este trabalho consumiu grande esforço da equipe em 2012 e está servindo como base para aquisição de conhecimento para o desenvolvimento de um sistema robusto e integrado aos demais sistemas do TJSC.

Site da Academia Judicial

- Manutenção do site estático da Academia Judicial incluindo a publicação de banners, notícias e conteúdo administrativo e acadêmico.

Site do TJSC

- Atualização do conteúdo estático, suporte aos usuários e manutenção constante.

 

SISTEMAS JUDICIAIS DE PRIMEIRO GRAU

Banco Nacional de Mandados de Prisão

- Nos termos da resolução 137/CNJ, o sistema SAJ/PG5 foi alterado para que fosse possível fornecer ao BNMP as informações necessárias, visto que várias delas não estavam disponíveis de forma estruturada no sistema. Desta forma, o sistema SAJ5 envia diariamente ao CNJ um relatório de atualização da situação dos mandados de prisão da área criminal emitidos no âmbito do PJSC.

Sigilo processual

- Foram desenvolvidas no SAJ5 as funcionalidades de Sigilo Absoluto para processos e Sigilo Externo para processos e documentos.

Consulta processual na internet

- Em atenção à Resolução 121/CNJ, o acesso completo aos autos é permitido a procuradores e membros do Ministério Público, mesmo não estando vinculados ao processo, desde que previamente identificados (através de login no portal e-SAJ), salvo nos casos de processos em sigilo ou segredo de justiça.

Vinculação de custas a mandados

- Foi incorporada ao SAJ5 a funcionalidade de Reserva de Valor para pagamento das diligências dos oficiais de justiça. Com esta inovação, as unidades que operarem exclusivamente com o SAJ5 poderão abrir mão da utilização do sistema SPO, que é utilizado para realizar este controle no SAJ3.

Juntada automática de petição intermediária

- O recurso permite que sejam configurados os tipos de petição que terão a juntada automática. Realizada a juntada nos autos, as petições são encaminhadas para uma fila específica de análise do cartório.

Recebimentos de atos processuais pelo portal e-SAJ

- Durante este ano diversas Procuradorias Municipais e alguns Conselhos Regionais foram contatados com objetivo de firmar convênio com o PJSC para recebimento de citações e intimações através do portal e-SAJ. Resultantes deste trabalho, três Conselhos Regionais, dez Procuradorias Municiais e a Procuradoria da Fazenda Nacional passaram a fazer parte do convênio, podendo, além de peticionar eletronicamente pelo portal e-SAJ, receber atos de citação e intimação, por meio do uso do certificado digital.

Esta funcionalidade evita que seja necessária a emissão de mandados ou outros tipos de publicações para cumprimento dos atos processuais

Certidão Negativa na Internet

- Desde 19 de novembro de 2012 é possível solicitar pela internet Certidões Judiciais Negativas relativas à Comarca da Capital (Projeto Piloto). A certidão abrange os Foros Central, Eduardo Luz, Norte da Ilha e Continente. É permitida a emissão de Certidão


Criminal, Certidão Cível, Certidão de Falência e Concordata e Recuperação Judicial e Certidão para Fins Eleitorais. A certidão emitida está em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Resolução 121 do CNJ.


Perfis do portal e-SAJ

- Em desenvolvimento.

Centrais de mandados compartilhadas

- Em desenvolvimento.

Integração com Cadastro Nacional de Advogados

- Em desenvolvimento.

Prescrição Penal

- Em desenvolvimento.

Integração PG5 x SG5 – 2ª Etapa

- Em desenvolvimento.

Custas processuais na internet

- Em desenvolvimento.

Cadastro Nacional de Interceptações Telefônicas

- Em desenvolvimento.

Implantação do SAJPG5

- Migrados os processos do SAJ3 para o SAJ5, com novos processos distribuídos em meio digital e acervo em meio físico, na cidade de Meleiro e fórum do Estreito-Florianópolis.

Implantação do SAJPG5 digital em Camboriú

- Conversão das Varas Físicas do SAJPG5, em Varas mistas, com novos processos distribuídos em meio digital e acervo em meio físico.

 

MANUTENÇÃO

Suporte 2º nível

- Demandas cadastradas pela Divisão de Suporte ao usuário e que implicam em modificações estruturais dos sistema de 1º Grau.

Suporte à Corregedoria Geral de Justiça

- Suporte aos processos administrativos que tramitam no SAJ5, em meio digital.

SISTEMAS JUDICIAIS DE SEGUNDO GRAU

Implantação do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Oitava Turma de Recursos – Primeira Fase:

- Finalizado.

Implantação do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Oitava Turma de Recursos – Segunda Fase

- Finalizado.

Implantação do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Primeira Turma de Recursos da Capital

- Finalizado.

Implantação do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Segunda Turma de Recursos de Blumenau

- Finalizado.

Implantação do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Quinta Turma de Recursos de Joinville

- Finalizado.

Implantação do SAJ/SG5 (Processo Eletrônico) na Turma de Uniformização

- Em desenvvolvimento.

Implantação do Peticionamento Eletrônico no TJSC

- Sobrestado.

Implantação do SAJ/SG5 no TJSC nas Câmaras Comerciais para recursos de Direito Bancário

- Sobrestado.

Automatização dos Relatórios de Produtividade dos Magistrados (CNJ)

- Em desenvolvimento.

Elaboração do Projeto Básico para a Renovação de Contrato com a Softplan:

- Em desenvolvimento

 

SUPORTE

- Criação no sistema SAJ/ADM de novas classes e assuntos;

- Criação no sistema SAJ/SG de novas movimentações;

- Relatórios solicitados pelos usuários do sistema, que não são possíveis de se extrair via sistema;

- Relatórios específicos para o CNJ, solicitados pela Secretaria de Estatística, que não são possível de se extrair via sistema;

- Cálculo e entrega dos relatórios das Metas 1 e 2 de 2012, Meta 4 de 2010, Meta 2 de 2009 e 2010;

- Resoluções de problemas e dúvidas dos sistemas SAJ3/SG, SAJ3/GGS e SAJ5/SG para os usuários do TJSC e Turmas Recursais.

Atividades operacionais

- Homologação de versões do SAJ3/SG, SAJ3/GGS, SAJ3/ADM, SAJ5/ADM, SAJ5/PRO, SAJ5/SG e Portal e-SAJ;

- Abertura e controle de SALTs do SAJ3 e SAJ5;

- Definição das Matrizes de Regras para Turma de Uniformização, Matriz de Integração PG x SG, Matriz de Documentos Sigilosos, Matriz da Resolução 121 do CNJ e Matriz de Recursos Recebidos no Segundo Grau;

- Atualização dos Manuais do SAJ5/SG (Processo Eletrônico) para as Secretarias e Gabinetes das Turmas Recursais.

 

DEMAIS SISTEMAS

Sistema de consulta de Jurisprudência
- Ao longo do ano, quatro versões do sistema foram disponibilizadas.
Sistema Hermes - Malote Digital
- Atualmente o sistema abrange 782 UO’s do PJSC, que são gerenciadas pelos 919 usuários ativos.
Ferramenta genérica de Busca Textual
- Projeto de busca textual, cujo objetivo é desenvolver uma solução genérica que permita a indexação e a pesquisa de documentos, de acordo com uma série de parâmetros previamente configurados (categorias de documentos, metadados, restrições de permissões, entre outros). Tal projeto encontra-se em execução, sendo que sua conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2013.

Inteligência de Negócios
- Melhorias a atualizações no Portal da Transparência

Diário de Justiça Eletrônico

- Melhorias a seguir foram disponibilizadas aos usuários e merecem destaque:

Possibilidade de pesquisar termos contidos no inteiro teor dos documentos (funcionalidade até então restrita à intranet);

- Melhorias na infraestrutura da solução;

- Melhorias nas ferramentas de apoio na diagramação do DJE;

- Unificação das rotinas de captura de matérias nas comarcas.

Banco Nacional de Mandados de Prisão - BNMP
-No que diz respeito ao TJSC, a integração foi concluída e todos os mandados e atualizações que atendem os critérios estabelecidos pelo CNJ são enviados diariamente de forma automática.

Central Nacional de Informações Processuais - CNIPE
- A pesquisa aos processos do TJSC está sendo desenvolvida pela empresa responsável pelo desenvolvimento dos sistemas  judiciais neste tribunal e, em breve, estará disponível na ferramenta do CNJ.

Sistema de Envio de Recursos ao STF - SER
- Durante esse ano foi iniciada uma nova fase do projeto que consiste em adaptá-lo para que possa baixar eletronicamente as peças processuais remetidas à origem. Além disso, deu-se início ao projeto que adaptará o SER ao novo mecanismo de integração que está sendo desenvolvido pela equipe de TI do STF e que utiliza o MNI - Modelo Nacional de Interoperabilidade.

Sistema de Envio de Recursos ao STJ - iSTJ
- Foi atualizada recentemente para comportar a baixa eletrônica das peças retornadas à origem. Dentro das atividades de gerenciamento da ferramenta no TJSC, foi iniciado o planejamento para transferência dos processos digitalizados já encaminhados ao STJ que se encontram no banco de dados do sistema para uma mídia de baixo custo.

Sistema de Digitalização de Acórdãos
- Trata-se de um sistema bastante consolidado e que em 2012 demandou o seguinte:

Melhorias no sistema para otimizar o procedimento de validação das Coletâneas de Acórdãos (CA’s) físicas;

- Configuração e instalação do software E2DOC para apoiar a criação das CA's virtuais.

 

2 - Para o alinhamento com o objetivo estratégico de prover recursos tecnológicos para suporte aos processos de negócio, administrativos e serviços com alta disponibilidade, confidencialidade, autenticidade e integridade, bem como de implantar boas práticas de gerenciamento de serviços e segurança da informação a DTI desenvolveu os seguintes projetos e atividades:

 

REDES DE COMUNICAÇÃO

Interligação entre a sede e as comarcas

-Instalação de fibra óptica para interligação das unidades na Sociesc – Joinville e Unesc – Criciúma.

- Licitação do novo contrato de interligação das comarcas com aumento de velocidade no mínimo para o dobro da atual, circuito backup, aceleradores de aplicação, além de Qos Real-time. Em fase de abertura de propostas dia 17/12.

- Licitação para aquisição da nova infraestrutura de backbone para a Sala Cofre. Em fase de validação do Projeto Básico pela DMP

- Contratação de circuito MPLS para o novo Arquivo Central.

Interligação com a Internet

- Renovação do contrato referente à utilização de canais de comunicação com o backbone da rede Internet (Contrato 100/2008), passando a atual velocidade de 75 Mbps para 150 Mbps. Em fase de assinatura de contrato.

Mutirões

-Fornecendo a conexão e os equipamentos de rede necessários aos mutirões apoiados pelo PJSC.

 

TELECOMUNICAÇÕES

- Ao longo do exercício de 2012, a cada 3 semanas foi implantado o sistema VoIP Asteriskem uma comarca, reduzindo custos de telefonia e melhora nos serviços prestados. Foram elas: Anchieta, São Lourenço do Oeste, Garopaba, Ascurra, Navegantes, Itapoá, Taió, Quilombo, Ipumirim, Garuva, Trombudo Central, Coronel Freitas, São Carlos, Imaruí, São João Batista e Armazém.

- Implantados servidores de interface de telefonia celular nas Comarcas de Blumenau e Lages para atender as áreas correspondentes aos códigos 47 e 49.

- Elaboração de editais de licitação de peças e equipamentos VoIP, bem como realizou a manutenção das centrais telefônicas de Blumenau, Camboriú, Campo Erê, Coronel Freitas, Guaramirim, Içara e Maravilha.

 

SISTEMAS DE PROTEÇÃO

Certificação Digital

- Organização de diversas de validações presenciais, totalizando aproximadamente 900 novas pessoas com certificado digital;

- Especificação técnica e elaboração de projeto básico preliminar para aquisição de Certificados Digitais e serviços associados;

- Prova de conceito do IMS Certisign, software de gerência do ciclo de vida de certificados digitais - conclusão: por motivos técnicos o software não atende às necessidades;

- Desenvolvimento de solução para cadastro de usuários para validação presencial;

- Pedido de compra, acompanhamento de instalação de certificados para portal Internet do Poder Judiciário, Diário da Justiça Eletrônico, Conectividade Social, e–CPFs para situações de exceção, bem como -certificados para servidores de rede;

- Acompanhamento da outorga digital dos poderes necessários ao uso do sistema de conectividade social da Caixa Econômica Federal.

Filtros Web

- Estudo de alternativas para acesso à Web;

- Teste de limitação de banda de rede para acesso à Web;

- Otimização da rede para uso do SAJ através de pesquisa e restrição de acessos à Web em comarcas onde - havia reclamação de lentidão.

- Confecção sob demanda de relatórios de acesso à Web, sempre por requisição de autoridade interna competente;

- Melhora de desempenho do sistema de filtragem Web via otimização e consolidação de ativos dos serviços associados

VPN

- Instalação de Appliances ASA para conexão por VPN a Executivo Fiscal;

- Instalação de servidores Open VPN para unidades ligadas ao TJ por ADSL;

- Execução do TDA (Trend Thread Discovery Appliance) com o objetivo de “sentir” possíveis ameaças se movimentando pela rede interna e obtenção relatório de ameaças;

- Implantação do sistema RTL de envio automático de mensagens não solicitadas à Trend Micro do Brasil, a fim de melhorar a taxa de detecção de mensagens SPAM e diminuir falsos positivos.

PDDE

Especificação técnica e elaboração de projeto básico para solução de carimbo de tempo, bem como acompanhamento da licitação junto à DMP.

 

INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA

Evolução da infraestrutura

- Instalação de 70 Servidores de rede novos em Comarcas. Com recursos tecnológicos avançados e componentes redundantes, estes servidores propiciam disponibilidade e desempenho elevados, garantindo assim os recursos computacionais necessários para a boa utilização do Saj/PG3 nas Comarca.

- Ainda nas Comarcas, foi realizado o aprimoramento das rotinas de cópias de segurança (backups) das bases de dados do Saj/PG3. As cópias passaram a ser executadas com o banco de dados em funcionamento, tornando o sistema disponível para uso durante as 24 horas do dia, bem como foram implementados mecanismos de verificação da perfeita execução das cópias de segurança.

- Aquisição de solução de armazenamento de conteúdo fixo, a qual é composta por hardwares e softwares com o objetivo específico de armazenar documentos digitais com a garantia de integridade, disponibilidade e temporalidade. Esta solução será utilizada pelos sistemas Saj/PG5 e Saj/SG5, onde as peças digitais dos processos serão armazenadas, usufruindo da segurança oferecida pela solução.

- Para aumentar a segurança e disponibilidade das informações, foi implantada uma nova solução de proteção de dados, destinada a realizar as cópias de segurança das informações armazenadas nos servidores instalados no Tribunal de Justiça. Com esta solução, foi possível diminuir em até 5 vezes o tempo de execução das cópias de segurança, bem como tornar mais eficiente o processo de restauração de informações, quando necessário.

- No ano de 2012, foi iniciada a construção da Sala Cofre, ambiente seguro para hospedar a infraestrutura de TI do Poder Judiciário. Esta Sala está em fase final de construção e será certificada pela ABNT para atendimento da norma NBR 15247, sendo protegida contra incêndio, inundação, arrombamento e queda de escombros, além de possuir um avançado sistema de monitoramento das condições internas, propiciando um ambiente adequado para a segurança e disponibilidade das informações e equipamentos instalados nesta Sala. 

Infraestrutura de aplicações

O ano de 2012 foi marcado pelo início de uma grande evolução da infraestrutura de servidores de aplicação, os quais são responsáveis por oferecer as interfaces de comunicação entre os sistemas e os usuários.

- Foram implementados ambientes para desenvolvimento, testes e homologação de sistemas. Assim, evitou-se possíveis impactos no ambiente de produção durante o processo de desenvolvimento e manutenção de sistemas.

- Ampliação da infraestrutura de servidores de aplicação, cujo ambiente conta atualmente com 20 servidores, para atender à demanda dos sistemas Saj/PG5 e Saj/SG5;

- Iniciado o projeto de implantação do servidor de aplicação Weblogic, reconhecido como o mais avançado do mercado. O ambiente deste servidor de aplicação já conta com 18 servidores destinados aos ambientes de desenvolvimento, homologação e produção, para comportar o crescimento da quantidade de aplicações disponíveis no Portal do PJSC, bem como o incremento na quantidade de usuários e acessos.

 

Aquisição de equipamentos

CPUS

741

Microcomputadores completos

170

Monitores

3.819

Scanners

102

Impressoras

237

Peças de cpu

969

Cabos

2.750

Periféricos

2.127

Suprimentos de Rede

1.266

Suprimentos de Gravação de Audiências (caixas de CDs e DVDs)

776

Dispositivos móveis

776

Estabilizadores

398

Suprimentos eletrônicos

296

Certificação digital

223

Subtotal

14.650

Outros

1.662

Total

16.312

 

Instituição e elaboração de Projeto Básico para aquisição dos seguintes equipamentos e/ou softwartes:

- 3 mil microcomputadores;

- 5 mil fones de ouvido;

- Licenças de softwares para Academia Judicial e Engenharia;

- Cartuchos Coloridos;

- Peças de Impressoras;

- Impressoras Matriciais;

- Upgrade de Micros;

- Mesas de som e Microfones;

- Rádios comunicadores e baterias;

- Nobreak de 5Kva;

 

SUPORTE

- Mudanças e instalações dos gabinetes dos Juízes de 2º Grau;

- Mudança e estruturação do parque de informática dos Fóruns da Comarca do Foro do Estreito, bem como reestruturação dos equipamentos das Comarcas de Camboriú, Lebon Régis, Meleiro e Presidente Getúlio, todas operando com o SAJ5;

- Distribuição de Hd externo para TSI’s de Comarcas;

- Avaliação e solicitação de alteração de layout do espaço reservado ao depósito da DTI, em Forquilhinhas, São José, destinado a armazenar equipamentos de TI, possibilitando condições razoáveis para trabalhar no setor, com climatização, bancada apropriada, estantes, iluminação, possibilitando maior controle sobre o estoque de equipamentos usados que vem para baixa ou reutilização;

- Fornecimento de monitores de 23 polegadas para Diretoria de Engenharia e Arquitetura e equipe de desenvolvimento de software desta DTI;

- Remessa de microcomputadores core i7 para todos TSI’s de Comarca Pólo;

 

3 - As atividades a seguir foram levadas a efeito alinhadas aos objetivos estratégicos de aprimorar o gerenciamento dos projetos e do portfólio de tecnologia da informação e, ainda, dos processos de desenvolvimento e aquisição de software:

 

Metodologia
- análise da adequação da Metodologia de Desenvolvimento de Software com as normas 12.207 e 15.504, em conjunto com a DTI/DSA/Seção de Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas;

- Treinamento na Arquitetura Orientada à Serviço (SOA) – treinamentos no IBTI/Brasília em SOA com objetivo de adaptar a metodologia de desenvolvimento e frameworks atuais a fim de iniciar projeto efetivo sobre o assunto.

Consolidação da utilização do Redmine

- Durante o ano foi consolidado o Redmine como ferramenta de gerenciamento dos projetos da DSJPG. Além dos projetos relacionados aos módulos do SAJ5, algumas rotinas internas também passaram a ser controladas pela ferramenta, que fornece um canal comum para disseminação das informações relacionadas ao trabalho. São exemplos de fluxos de trabalho controlados no Redmine: o registro e controle de Salts encaminhadas para a Softplan, o controle da implementação das Matrizes de Aprovação aprovadas pelo TJSC e a comunicação de incidentes cadastrados pela Divisão de Suporte ao Usuário.

Consolidação da Arquitetura Desenvolvimento

- realizada disseminação da arquitetura de desenvolvimento utilizada em algumas seções, para a DTI.

Padronização e Documentação do Ambiente de Desenvolvimento

- construídos diversos manuais e roteiros de utilização para os desenvolvedores.

Implantação do MAVEN

- ferramenta de integração de projetos que é responsável por gerenciar dependências, controlar versão de artefatos, gerar relatórios de produtividade, garantir execução de testes, padronizar a formação dos pacotes que são instalados nos servidores, dentre outras. Permitiu maior organização dos projetos e facilidade de distribuição.

Implantação do Servidor de Integração Contínua (HUDSON/JENCKINS)

- é uma ferramenta livre para executar múltiplas tarefas de construção de software, de forma paralela ou distribuída; monitorar a execução das tarefas de construção; agendar a execução de tarefas; executar testes de sistema e de unidade automáticos. Estamos no início da implantação sendo que os serviços de base e do SRH já estão em produção.

Implementação/Manutenção de Bibliotecas de Base

- implementação e manutenção de diversas bibliotecas de classes que atendem os requisitos da arquitetura de desenvolvimento atualmente em uso. (tjsc-flexservice, tjsc-service-client, tjsc-service-util, tjsc-testhelper, tjsc_flex_components).

Prospecção
- Tecnologias de Desenvolvimento (Camada de Apresentação) – estudos preliminares de algumas tecnologias a fim de evoluir em direção à novas tecnologias da camada de apresentação dos sistemas como HTML5, MOBILE, TOUCH PADs, etc.

Inteligência de Negócios
- Capacitação na área de Data Warehouse;Continuidade do estudo da ferramentas Pentaho, incluindo a construção de Dashboard's e relatórios de exemplo.